quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Tipos de média

A combinação ou conjugação dos media não é um conceito inovador. Pelo contrário, a integração dos media é algo perfeitamente natural para os seres humanos, que apreendem informação do mundo exterior através de todos os sentidos em simultâneo. Na realidade, é precisamente a separação dos media que não é natural e promove a impressão de artificialidade. Os sistemas e aplicações multimédia combinam os seguintes tipos de media (ou tipos de informação multimédia):



Texto


O texto é a forma mais adequada de divulgar informação essencial de um modo preciso e, por isso, tem sido a mais utilizada nos diversos meios e formatos, quer nos documentos convencionais quer nas aplicações multimédia que utilizam o computador.

O texto digital também pode ter a aparência com que surge em livros, revistas e jornais - um formato que se designa genericamente por rich text e que se cria com recurso a processadores de texto como por exemplo o Microsoft Word, neste caso o texto é formatado.

Ainda existe outro formato de texto que se denomina Hipertexto neste caso o texto encontra-se aumentado com hiperligações, é não-linear e permite a navegação entre quaisquer documentos de texto que se designam por nós (nodes), por intermédio de hiperligações que se estabelecem entre partes dos nós de texto.


Gráficos/ Imagens

As imagens e os gráficos estão para as aplicações multimédia como as fotografias e os desenhos estão para as revistas, os jornais e os livros. Os gráficos são constituídos por linhas e curvas definidas matematicamente e criados no computador através de software e hardware específico (e quando redimensionados não perdem qualidade) por isso quanto à sua origem dizem-se sintetizados. Algumas das vantagens em relação às imagens bitmap é o facto de não haver perda de informação (só se não forem redimensionados, o que os torna ideais para a criação de logótipos, símbolos gráficos, ícones,etc.) e ocupar muito menos espaço de armazenamento.


Vídeo

O vídeo corresponde ao movimento sequencial de um conjunto de imagens, também conhecidas por fotogramas ou frames. O número de frames apresentadas por unidade de tempo designa-se por frame rate.

Tal como no áudio, também o vídeo pode ser representado no formato analógico ou digital. O formato analógico corresponde, por exemplo, ao vídeo criado por uma câmara de vídeo analógico ou ao sinal da emissão de um canal de televisão analógico. Por outro lado, o formato digital corresponde, por exemplo, ao vídeo criado por uma câmara de vídeo digital ou ao sinal da emissão de um canal de televisão digital.

Áudio

O áudio corresponde à reprodução electrónica do som nos formatos analógico ou digital.

O formato analógico corresponde ao áudio gravado nas cassetes ou discos de vinyl. O digital corresponde a um formato compatível com o processamento realizado pelos computadores. O formato digital pode ser obtido por digitalização a partir de fontes sonoras, resultando em ficheiros que, mesmo compactados, ocupam um espaço considerável e apresentam perdas de qualidade do sinal capturado. Esta digitalização é obtida através da conversão do sinal analógico em digital.
O formato digital pode, também, ser obtido directamente, utilizando um sintetizador MIDI da placa de som. Desta forma os ficheiros apenas guardam a informação do áudio a ser reproduzido resultando em ficheiros mais pequenos e de qualidade superior.

Animação

A animação é a representação gráfica de objectos à medida que eles variam no tempo (por isso é dinâmico quanto à sua natureza espácio-temporal). A animação tradicional baseia-se num conjunto de desenhos individuais ou num conjunto de fotografias, que quando vistas em sucessão criam a ilusão de movimento. A animação realizada no computador também produz sequências de imagens deste tipo, mas estas são integralmente sintetizadas por software.



Adaptado de: http://tiposmedia.blogspot.com

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